FIQUE POR DENTRO

Comitê de Prevenção e Cuidados Covid-19



Como se prevenir?

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel

Utilize máscara em locais públicos

Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir

Evite aglomerações fique em casa o máximo que puder

Dúvidas frequentes

Ao longo deste período de isolamento social, passamos simultaneamente a nos preparar e nos organizar para um cenário futuro. Criamos um Plano de Retomada das Atividades Presenciais, que contempla cuidadosos protocolos acadêmicos, jurídicos e de bem-estar para uma volta gradual de nossas iniciativas. De um total de quatro fases, a primeira (Fase 0) permite o retorno parcial e reduzido para a realização de alguns serviços administrativos, que se juntam às atividades essenciais que já vinham ocorrendo presencialmente como Segurança, Portaria, Limpeza, Manutenção e algumas obras. Em virtude do Decreto Nº 630 do Governo de Santa Catarina a partir de 8 de junho (próxima segunda-feira) tivemos o início da Fase 0 em todas as unidades de nossa instituição e, portanto, o retorno parcial de algumas atividades.

A partir da segunda-feira, 15 de junho, iniciamos a retomada de atividades práticas essencialmente presenciais, vinculadas as Unidades de Aprendizagem de alguns de nossos cursos. Essas medidas integram a Fase 1 de nosso Plano de Retomada e seguem as diretrizes para resguardo da saúde e segurança de estudantes e de nossos colaboradores.

l

Para saber quais atividades estão em andamento nos Campi, acesse a página de comunicados oficiais sobre as ações de prevenção e cuidados: http://www.unisul.br/comunicados-unisul-covid-19/

As aulas em ambiente virtual tem abordagem teórico-pratica, com a utilização de recursos tecnológicos que viabilizam parte dessas abordagens práticas das disciplinas e unidades curriculares. Porém, no retorno ao ambiente presencial, as abordagens que são essencialmente presenciais serão prioritárias no planejamento acadêmico do restante do semestre letivo, a fim de proporcionar o desenvolvimento de todas as habilidades e competências necessárias para a formação.

 

Os estágios obrigatórios também serão online? As aulas práticas terão reposição?

Já estão disponíveis as salas online para as turmas de estágios e aulas práticas em nossa plataforma.  Ressaltamos que cada estágio é único, com isso, estamos em busca do maior número possível de simuladores e ferramentas no mercado para continuarmos com as aulas práticas e estágios no ambiente online. Durante esse período de mudança no cenário de aprendizagem para o ambiente digital e com uso intensivo de tecnologia, vamos manter o andamento dessas disciplinas por meio de ações online desenvolvidas pelos orientadores e, ao longo do desenvolvimento das aulas, serão discutidas próximas etapas do estágio de acordo com as necessidades específicas de cada curso, e também das medidas de saúde adotadas na ocasião.

Estamos atentos a essa questão, e empenhados em auxiliar os alunos na resolução dessas questões. Se é seu caso, entre em contato com o coordenador do seu curso, para entendermos a especificidade.

 

E se eu não conseguir conectar de casa?

Os conteúdos do que será passado ao vivo serão disponibilizados pelos professores no portal, e caso ele tenha qualquer tipo de dificuldade no acesso é importante que comunique ao coordenador/professor.

Sim. Por meio do nosso Comitê de Prevenção e Cuidados da Covid-19, criamos um canal de contato para que pessoas que têm se sentido fragilizadas neste contexto diferenciado dos dias atuais possam compartilhar suas ansiedades e angústias. Se este é seu caso, faça contato com nosso Comitê pelo e-mail bemestar@animaeducacao.com.br.

Temos uma equipe preparada de profissionais para contribuir nos aspectos que envolvem a saúde mental de todos educadores e educadoras, alunos e alunas da instituição.

Por fim, queremos destacar que continuamos sempre à disposição por meio de nossos canais digitais de atendimento para lhe ajudar:

 Vamos fazer nossa parte para que, muito em breve, tenhamos a normalidade reestabelecida. Para isso, é importante que todos nós sigamos os cuidados básicos preventivos indicados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o novo Coronavírus.

Entendemos que toda sociedade está passando por um momento delicado e sensível. Considerando principalmente aqueles em situação financeira mais vulnerável, informamos que

o Unisul, firmou uma parceria com a Mapfre e em 2020 irá oferecer aos nossos estudantes, a partir de 01 de abril, sem qualquer custo, um seguro educacional que, em casos de Perda de Renda decorrente da Perda Involuntária de Emprego ou Incapacidade Física Total Temporária por Doença ou Acidente do Responsável Financeiro, poderá garantir o pagamento de até 3 mensalidades, caso sejam atendidas as regras de cobertura e condições do seguro.

 *Para conhecer na íntegra as regras de cobertura, condições do seguro e exclusões, basta acessar o link

 Não obstante a importância e abrangência da iniciativa do seguro educacional, entendemos que este é um cenário de vulnerabilidade não só para quem perdeu a renda. Nesse sentido, também divulgaremos, nos próximos dias, novas soluções financeiras, vinculadas à nossa forte parceria com o PraValer, com o objetivo de financiar as mensalidades daqueles que necessitarem de uma ajuda extra neste momento.

É fato que este isolamento social pegou toda a sociedade de surpresa. Nós, você e todos os brasileiros e brasileiras. Mas isso não impediu que mantivéssemos as aulas por meio da utilização intensiva da tecnologia. Importante esclarecer que, diante do panorama atual, não tivemos diminuição de custos, mas sim um incremento decorrente do uso de alta tecnologia e da nova logística. As atividades por meio de recursos digitais não fazem com que demais custos e investimentos sejam descartados ou perdidos.

 Neste contexto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma nota técnica no sentido de que, havendo continuidade da prestação de serviço de forma alternativa com equivalente qualidade, “os consumidores evitem o pedido de desconto de mensalidades, a fim de não causar um desarranjo de salário de professores, aluguel, entre outros”.

 Nossos professores e funcionários continuam trabalhando normalmente, de forma remota, recebendo seus salários e nossos Campi, escritórios e espaços acadêmicos continuam sendo regulamente mantidos, no aguardo de um retorno em breve de todos nós. Temos nos esforçado muito para, acima de tudo, promover, ao máximo, a proximidade possível com a “vida normal”, durante este período em que precisamos ficar em casa, em segurança, pelo bem-estar e saúde de todos. Continuaremos avaliando constantemente o cenário e, principalmente, as orientações e instruções do Ministério da Saúde e das autoridades sanitárias nacionais.