Especialização em Gestão e Direito Aeronáutico: Comandante da Gol Linhas Aéreas Defende TCC na UNISUL/UNISULVIRTUAL

O Acadêmico Pedro Mateus Floriani do Curso de Especialização em Gestão e Direito Aeronáutico, defendeu no dia 21 de mai de 2019 o seu TCC resultado de sua pesquisa sobre “DESVIOS OPERACIONAIS PROPOSITAIS  EXECUTADOS PELO COMANDANTE DA AERONAVE”.

O Trabalho de Conclusão de Curso foi orientado pelo Professor Adenir Siqueira Viana, que é Brigadeiro da Força Aérea Brasileira e a banca foi formada pelo Coordenador do Curso (também orientador), Professor Dr Giovani de Paula e pelo Professor Mestre Cleo Marcus Garcia, a qual atribuiu o conceito A (Excelente) ao TCC, com indicação para publicação.

A pesquisa inovadora na área contribui tanto para a comunidade acadêmica como para a aviação, haja vista sua abordagem de caráter teórico empírico que alinha-se ao papel da Universidade em contribuir com o aprimoramento das concepções a respeito de inovadoras técnicas de operação e gestão em aviação interligada à compreensão e aplicação do direito aeronáutico, seguindo a tendência internacional de participação acadêmica na discussão do tema.

Abaixo  o Comandante Pedro Mateus Floriani  dá um breve depoimento sobre sua história na aviação e a recente  experiência acadêmica:

“Sou Pedro Mateus Floriani, natural de Blumenau SC. Desde criança despertei o interesse e o fascínio pela aviação. Em 2000 iniciei, o tão esperado, curso de piloto privado no Aeroclube de Blumenau. Em seguida, cursei a faculdade de Ciências Aeronáuticas na PUCRS em Porto Alegre. Lá, também terminei a parte prática dos cursos de piloto comercial, voo por instrumentos e multimotor.

Após formado, retornei a Blumenau e tive o privilégio de ser instrutor de voo no Aeroclube.

Em 2006 ingressei na Gol Linhas Aéreas como copiloto, realizando o sonho de ser piloto profissional de aviação comercial. Desde então, exerço com muito orgulho minha carreira de aviador nesta empresa, hoje na função de comandante.

Busquei o curso de especialização em Gestão e Direito Aeronáutico pela UNISUL, pois acredito na importância do tema para o constante aperfeiçoamento profissional e pela direta relação com minhas atividades diárias na função de comandante. Redigi o trabalho de conclusão de curso sob o tema “Desvios Operacionais Propositais Executados pelo Comandante da Aeronave” pois  vislumbro a necessidade do conhecimento e influência jurídica nas decisões tomadas pelo responsável em garantir a segurança de voo, o comandante”.

O TCC completo estará sendo disponibilizado em breve ao publico no Repositório Institucional da Biblioteca Universitária da UNISUL (RIUNI): https://www.riuni.unisul.br/