História do NESC

A Universidade do Sul de Santa Catarina possui um Fórum Participativo que está sendo institucionalizado como Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sociedade Segurança e Cidadania (NESC), com a participação de Coordenadores de Cursos e acadêmicos (professores e alunos) vinculado à Unidade de Articulação Acadêmica (UnA) de Ciências Sociais, Direito, Negócios e Serviços tendo por escopo contribuir e potencializar as práticas acadêmicas em direção ao Estado, à sociedade e ao cidadão.

Diante de um conjunto de inquietações e afinidades de cunho inter e multidisciplinar na seara da segurança, bem como de produções científicas e avanços obtidos na elaboração de novos saberes, na busca incessante e permanente da atualização do estado da arte, emerge a proposição de coordenadores e professores, incentivados e apoiados pela UNISUL e pela Direção da UnisulVirtual e equipe, no sentido de se construir um espaço mais especifico para efetivar essa articulação, surge então gênese do “Núcleo de Estudos Sociedade, Segurança e Cidadania” – NESC que é um órgão com natureza de fórum participativo, situado na área de Ciências Socialmente Aplicáveis e Humanas, e que visa efetivar, no contexto desta UnA, a integração acadêmica e a articulação de conteúdos comuns nas áreas de sociedade, segurança e cidadania.

O NESC surge com os seguintes objetivos:

I – Produzir conhecimentos nas diversas áreas das ciências sociais aplicadas e humanas.
II – Promover e fomentar a diversidade na formação de pesquisadores na Universidade.
III- Estimular a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a inovação e com base na sustentabilidade.
IV – Acolher e estimular pesquisadores em graduação, pesquisadores juniores, em pós-graduação lato sensu e stricto sensu combinando a atividade de investigação permanente com a docência e cursos de extensão nas diversas áreas.
V – Divulgar e promover a divulgação do resultado sobre estudos e pesquisas realizados.
VI- Promover a expansão das atividades científicas e formativas voltadas para as demandas nas diversas áreas das ciências sociais aplicadas e humanas em nível nacional e internacional.
VII- Contribuir para o desenvolvimento regional sustentável.
VIII – Contribuir com os processos de formação, intervenção, desenvolvimento e transformação da/na realidade social, econômica, política, educacional, ambiental e étnico-cultural.
IX- Efetivar, no contexto da Una a que está vinculado, a integração acadêmica e a articulação de conteúdos comuns nas áreas de sociedade, segurança e cidadania.

O NESC busca ampliar o potencial interno de geração, difusão e utilização de conhecimentos científicos relevantes na área da segurança com vistas ao desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, estreitando os laços com o Estado, o setor produtivo e a Sociedade, com vistas ao desenvolvimento socioeconômico e cultural do país levando ainda em consideração o postulado constitucional de auxiliar na construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária.