Pesquisadores

DESCRIÇÃO DO NÚCLEO

Coordenador do Núcleo:

GIOVANI DE PAULA – Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Especialização em Segurança Pública pela UNISUL, graduação em Formação de Oficiais da Polícia Militar pela Academia de Polícia Militar (1986). Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, professor e pesquisador da UNISUL.

Coordenador do Fórum de Segurança da Unisul:

RAULINO JACO BRUNING – Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987); e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Desembargador do TJSC.

Coordenador do Curso de Tecnólogo em Segurança Pública:

ITAMAR PEDRO BEVILAQUA – Graduado em Direito. Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (1989). Procurador da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Brasil.

Coordenador do Curso de Tecnólogo em Serviços Penais:

ALOISIO JOSE RODRIGUES – Mestrado em Relações Internacionais para o MERCOSUL pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil (2007). Conselheiro Suplente da Comissão Eleitoral do Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Santa Catarina, Brasil.

Coordenador do Curso de Tecnólogo em Serviços Penais:

JOSÉ ONILDO TRUPPEL – Graduação em Direito. Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2016).

Coordenadora do Curso de Direito da UnisulVirtual:

DILSA MONDARDO – Graduada em Direito. Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (1992). Coordenadora do Curso de Especialização de Mediação e Resolução de Conflitos da UnisulVirtual.


Professores/Pesquisadores:

CAMEL ANDRÉ GODOY FARAH – Doutor pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (2000). Graduado pela Academia Militar das Agulhas Negras – Exército Brasileiro. Professor e Pesquisador da Universidade do Sul de Santa Catarina.

JOSÉ LUIZ GONÇALVES DA SILVEIRA – Pós-Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC (2008). Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2004). Mestre na área de atividade física e saúde, pela UFSC (1998). Especialista em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2006). Graduação superior em Segurança Pública, pela Academia da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (1986). Coronel da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e Professor e pesquisador da UNISUL.

MARCIA CRISTIANE NUNES SCARDUELI – Doutorado e Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Especialização em Gênero e Diversidade pela UFSC Virtual (2016), em Segurança Pública pela PUCRS Virtual (2008), em Inglês pela UNESC (1999), em Língua Portuguesa pelo IFGe/UNISANTA (2012) e Graduação em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1996). Agente de Polícia Civil, da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Araranguá/SC e professora e pesquisadora da UNISUL.

REGINA PANCERI – Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção – Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001. Atua como consultora na Assistência Social São Luiz em Florianópolis e professora e pesquisadora da UNISUL.

NAZARENO MARCINEIRO – Graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Santa Catarina (1982), graduação em Curso de Instrutor de Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1985), especialização em Gestão Estratégica da Segurança Pública (2006), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Santa Catarina, tendo exercido os cargos de Comandante-Geral entre janeiro de 2011 a maio de 2014, Presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais de Polícias e Bombeiros Militares (2012) e Diretor da Força Nacional de Segurança Pública em 2015. É professor da Universidade do Sul de Santa Catarina das disciplinas Planejamento Estratégico na Segurança Pública, Inteligência Aplicada e Elaboração e Gestão de Projetos e Professor das disciplinas Teoria Geral das Ciências Policiais e Polícia Comunitária no Curso de Ciências Policiais do Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico da Segurança Pública, Polícia Comunitária, Sistema de Segurança Pública, Avaliação e Gestão de Desempenho de Organizações de Segurança Pública.

MARCIEL EVANGELISTA CATANEO – Graduado em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina – Ufsc (1989). Graduado em Teologia (Bacharelado) pelo Instituto Teológico de Santa Catarina – Itesc (1988). Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul (2002). Graduado em Direito (Bacharelado) pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul (2018). Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina, desde março de 1990, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Filosofia; Sociologia; Ciência Política; Políticas Públicas; Ética; Ética Profissional; Ética nas Organizações; Ética e Educação. Coordenador do Curso de Filosofia da Unisul desde outubro de 2007 e articulador da Unidade de Articulação Acadêmica Educação, Humanidades e Artes, do campus UnisulVirtual, da Unisul de 2011 A 2014. 

JAIRO AFONSO HENKES – Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – UDESC (1986). Especialista em Administração Rural pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC (1996) e Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC(2006). Doutorando em Geografia:Geografia Física e Estudos Ambientais na Universidade do Minho-Portugal. Atualmente é Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, (2008-Atual) Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio (Mar/2017-Atual) ambos na Unisul, Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL,(2007-Atual). Editor da Revista Eletrônica Gestão & Sustentabilidade Ambiental. Atua também como Professor na Faculdade de Tecnologia AeroTD no C.S.T. em Transporte Aéreo. Atua como Engenheiro Agrônomo e Consultor Ambiental. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Comercialização Agrícola, em Projetos e Planejamento Agropecuário, e na Área de Gestão Ambiental em Projetos de Supervisão e Gerenciamento Ambiental, Desenvolvimento Regional Sustentável, Gestão e Tratamento de Resíduos, Auditoria e Consultoria Ambiental na área de Avaliação de Impactos Ambientais, Licenciamento Ambiental e para obras de infraestrutura. Faz parte dos seguintes Grupos de Pequisa: GPQAS – Grupo de Pesquisas sobre Questões Ambientais e Sustentabilidade; GREENS – Grupo de Pesquisa de Energias Alternativas, Eficiência Energética e Sustentabilidade; NESC – Núcleo de Estudos sobre Segurança e Cidadania, da Unisul.

HÉLIO LUÍS CAMÕES DE ABREU – Bacharel em Ciências Aeronáuticas com Especialização em Aviação Militar e MBA em Administração Pública. Atua junto à Coordenação do Curso de Especialização em Gestão e Direito Aeronáutico. É professor e pesquisador da UNISUL.

MARIA TEREZINHA DA SILVA DO SACRAMENTO – Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Professora e pesquisadora da UNISUL.

JOEL IRINEU LOHN – Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Licenciado pleno em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-graduado em ensino de Ciências, opção Iniciação Científica pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Educação, Linha Universidade e Ciência pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor e pesquisador da UNISUL. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Sul de Santa Catarina.

PAULO ROBERTO DOS SANTOS – Graduado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea – AFA, em 1981. Possui o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1991, na Universidade da Força Aérea – UNIFA; Curso de Segurança de Voo, em 1998, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA; Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, em 1999, na Universidade da Força Aérea – UNIFA; Curso de Administração de Recursos Humanos, em 2003, na Universidade da Força Aérea – UNIFA; Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, em 2008, na Escola Superior de Guerra – ESG; Curso de Especialização em Política e Estratégia, em 2008, na Universidade do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Atua como vice coordenador e professor na área de Ciências Aeronáuticas.

JORGE GUSTAVO SANDOVAL SIMÃO – Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí, linha de pesquisa Banco de Dados e Inteligência Artificial.

ADRIANO MARTENDAL – Doutor em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires, Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Toxicomanias pela Asociación Argentina de Salud Mental, Professor na Graduação do curso de Direito e na Pós-Graduação dos cursos de Gestão e Direito Aeronáutico e Gestão Integrada da Segurança Pública da UNISUL, ex-Diretor Técnico do Aeroclube de Santa Catarina; Piloto Privado de Avião; Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Memória da Aéropostale no Brasil.

ROSA BEATRIZ MADRUGA PINHEIRO – Graduação em Espanhol pela Universidade do Vale do Itajaí (1996), graduação em Estudos Sociais pela Universidade de Cruz Alta (1982), graduação em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e mestrado em Relações Internacionais para o Mercosul pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Coordenadora do Curso de Especialização em História Militar.

OSCAR ALVES SIMÕES FILHO – Professor da Unisul nos cursos do Programa de Especialização em Segurança. Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército (1982/1982), bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1973/1976), mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1986/1986) e especializado na atividade de Inteligência através cursos e estágios da Escola Nacional de Informações, Escola de Inteligência Militar do Exército e Centro de Inteligência do Exército. Tem experiência nas áreas de Educação Física, Inteligência e Operações Militares.

HELENA IRACY CERQUIZ SANTOS NETO – Doutora em Ciências da Linguagem (com distinção – nota máxima – 2015), graduanda em Marketing (2018-), graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo (1997), mestra em Educação (2001) e em Ciências da Linguagem (2008) pela Universidade do Sul de Santa Catarina, onde é professora desde 1997. Experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em teorias da comunicação e do jornalismo, jornalismo em multimeios, jornalismo em áudio, estética, meios impressos, assessoria de comunicação. Na área de Linguística, possui ênfase em análise do discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, mídia, memória, autoria, divulgação de ciência.