UM INOVADOR MODELO DE ENSINAR E APRENDER

Nosso Currículo

Foco em Currículo Integrado

Passamos a adotar as Unidades Curriculares (UCs), rompendo grades, disciplinas e isolamentos.

O aluno é incentivado a desenvolver competências que contribuem para uma visão global. O objetivo é preparar nossos estudantes para desafios reais da carreira.

O aluno passa a ser o protagonista da sua formação, ou seja, ela passa a escolher os temais mais adequados aos seus objetivos profissionais: línguas, artes, raciocínio lógico, cultura, mindfulness e muito mais

Unidades Curriculares (UCs) divididas em 4 eixos

UCs Core Curriculum

O estudante escolhe as competências de seu interesse que vai cursar: artes, mindfulness, raciocínio lógico, línguas, entre outros. O objetivo é que ele tenha uma visão global da realidade.

UCs da Área e da Profissão

A proposta é que o aluno resolva problemas em equipes multiprofissionais, da mesma forma que acontece no mercado de trabalho. O estudante tem contato com colegas de outros cursos, não apenas da graduação escolhida.

UCs Específicas

Nesse eixo o estudante interage com alunos do próprio curso, aprendendo e resolvendo problemas ligados à profissão de sua escolha.

UCs Duais

O aluno poderá cursar UCs dentro de empresas. Desenvolvendo projetos reais dentro de companhias e indústrias.

A Universidade do Sul de Santa Catarina, uma universidade conceito máximo no MEC, aprimora seu Ecossistema de Aprendizagem com elementos alinhados às melhores práticas mundiais na educação de nível superior adotados por universidades nacionais e internacionais.

Estudante - São Judas

Entenda melhor o nosso currículo ;)

Nosso Ecossistema de Aprendizagem foi desenvolvido com foco na realização do sonho de nossos estudantes, com um currículo totalmente integrado, que vai além da sala de aula e cria soluções transformadoras.

Saiba Mais

A diferença entre as Unidades Curriculares (UCs) e Disciplinas é que os conteúdos não serão ministrados de maneira isolada, organizados em matérias específicas.

As UCs focam na competência do aluno por meio do desenvolvimento de habilidades distintas ao integrar diversas áreas do conhecimento, assim como demanda o mercado de trabalho. Ao invés de separar em disciplinas, o conhecimento é abordado por dois professores ou mais, dentro da mesma sala de aula, que propõem temas convergentes e de maneira integrada.

As UCs aliam experiências reais ou simuladas, desenvolvimento de projetos e pesquisa, interação com professores e alunos de outros cursos de graduação na resolução dos problemas de forma crítica. Ou seja, as UCs possibilitam uma formação multidisciplinar e crítica aliando prática fora da sala de aula, e dentro das empresas, e conhecimento teórico aos interesses profissionais do aluno.

É importante deixar claro que esse projeto pedagógico não prevê redução da carga horária, mas sim adequação à proposta.

A diretriz em questão rompeu com a lógica disciplinar de hora-aula dentro de sala. O novo currículo prevê atividades presenciais nos cinco dias da semana. Além destas aulas, teremos também atividades práticas e de extensão, que são tipicamente presenciais, sendo também mediadas por professores(as).

O Core Curriculum é um componente curricular voltado à formação geral dos alunos de todos os cursos de graduação.

Representa um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes selecionado para ampliar o repertório analítico e cultural do estudante. A cada semestre acadêmico serão divulgadas as Unidades Curriculares relativas ao Core Curriculum, dentre as quais o estudante poderá escolher aquelas que, no seu entendimento, mais benefícios trazem para sua formação e carreira.

Essa é uma diretriz do Ministério da Educação (Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018) que estabelece atividades acadêmicas de extensão dentro da matriz curricular de graduação.

Extensão, como a forma de vivenciar o processo ensino-aprendizagem para além dos limites da sala de aula, com a possibilidade de articular a universidade à sociedade, em uma enriquecedora troca de conhecimentos e experiências.

O aluno passa a ser protagonista da sua formação, adequando o conhecimento adquirido na universidade ao seu propósito profissional.

O estudante passa a contar com um professor mentor que irá auxiliá-lo no desenvolvimento de competências profissionais e socioemocionais, tão valorizadas no mercado de trabalho; construção de currículo e portfólio; planejar a carreira. O universitário também estará em contato com profissionais de mercado.

Diferenciais

Teoria em sala e prática fora dela

Ambientes que simulam a área de atuação e o mercado de trabalho

Amplia o networking, com a possibilidade de interagir com estudantes de outras UCs por meio de projetos multidisciplinares.

Personalização do currículo de acordo com o projeto de vida e carreira do aluno

Ações que impactam as comunidades com desenvolvimento de projetos de extensão

Vale Saber Que...

As Unidades Curriculares (UCs) fazem parte do cronograma de atividades dos alunos e são completadas com outras ações que também precisam ser desenvolvidas, que são: as Atividades Complementares, os Projetos de Extensão (10% obrigatórios segundo a Resolução n. 7 de 2018 do Ministério da Educação), o Projeto de Vida & Carreira, o TCC e Estágio, quando previstos.

Certificação

A cada Unidade Curricular cursada o estudante receberá uma certificação das competências desenvolvidas no semestre. Desta forma, as empresas saberão as competências desenvolvidas pelo aluno durante o curso e já poderá buscar uma colocação ou um estágio, na área de interesse.

Vivência completa

Espaços de aprendizagem voltados para a inovação

Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem integrado para o Ensino Presencial

Professores mestres e doutores, com grande reconhecimento de mercado

Infraestrutura de última geração, que proporciona uma educação completa e inovadora

Perguntas Frequentes

É um modelo de aprender e ensinar que busca uma compreensão global do conhecimento, não mais repartido em disciplinas. Além disso, promove uma maior interdisciplinaridade e conexão com o mundo do trabalho. O estudante tem a oportunidade de vivenciar a realidade social e profissional, desenvolver projetos que resolvam problemas complexos durante a experiência universitária, tudo isso com a orientação e mentoria de professores e professoras.

Nesse momento da nossa trajetória, em plena era digital, damos mais um passo importante na jornada da educação com a recuperação da “Unidade do Conhecimento”, perdida na fase industrial da humanidade. Passamos a adotar a Unidade Curricular (UC), rompendo grades, disciplinas e isolamentos. Nesse Ecossistema de Aprendizagem os alunos e alunas são incentivados a desenvolver competências que contribuem para uma visão global. O objetivo é prepará-los para desafios reais da carreira.

As Unidades Curriculares (UCs) focam na competência do aluno ou aluna por meio do desenvolvimento de habilidades distintas ao integrar diversas áreas do conhecimento, assim como demanda o mundo do trabalho. Ao invés de separar em disciplinas, o conhecimento é abordado por dois professores ou mais, dentro da mesma sala de aula, e juntos propõem temas convergentes e de maneira integrada.

As UCs aliam experiências reais ou simuladas, desenvolvimento de projetos e pesquisa, interação com professores e alunos de outros cursos de graduação na resolução dos problemas de forma crítica. Ou seja, as UCs possibilitam uma formação multidisciplinar e crítica aliando prática fora da sala de aula, e dentro das empresas, e conhecimento teórico aos seus interesses profissionais. Através das UCs, dotamos os estudantes de competências intelectuais e atitudinais que os credenciam a interagirem em ambientes globais, complexos e interconectados. As UCs exigem trabalho integrado de equipe, requerem visão ecossistêmica, diversa, plural. Para isso, estamos em constante transformação.

Não há redução de carga horária. Pelo contrário, em regra, teremos até mais carga horária disponibilizada ao estudante, sem que ele ou ela tenha que pagar nada a mais por isso.

Importante esclarecer que, considerando as novas diretrizes do MEC, está sendo realizada uma realocação da carga horária para atender a obrigação de oferecer atividades acadêmicas ligadas à extensão e à prática profissional (no mínimo 10% da carga horária de cada curso). Todas essas atividades são coordenadas por professores(as).

Para saber como está distribuída a carga horária de cada curso, basta clicar aqui

Não há redução de carga horária. Pelo contrário, em regra, teremos até mais carga horária disponibilizada ao estudante, sem que ele ou ela tenha que pagar nada a mais por isso.

Importante esclarecer que, considerando as novas diretrizes do MEC, está sendo realizada uma realocação da carga horária para atender a obrigação de oferecer atividades acadêmicas ligadas à extensão e à prática profissional (no mínimo 10% da carga horária de cada curso). Todas essas atividades são coordenadas por professores(as).

Para saber como está distribuída a carga horária de cada curso, basta clicar aqui

Além disso, em todos os dias haverá atividades presenciais para os estudantes. Na realidade, o ajuste na matriz curricular visa aperfeiçoar, ainda mais, a alta qualidade de ensino da instituição, com métodos e tecnologias educacionais que organizam melhor os conteúdos, propiciam uma formação holística e capacitam os estudantes para o concorrido mercado de trabalho, tudo em estrita observância às diretrizes do MEC.

Para o desenvolvimento de certas atividades, poderemos nos valer da tecnologia e mídias digitais, já que, como sabemos, vivemos em um mundo híbrido, onde o presencial e o digital são uma constante.

Mas isso não significa que um curso presencial vai se transformar em ensino a distância (EaD), mesmo porque a nova Portaria nº 2.117/2019 do Ministério da Educação estabelece um limite máximo de 40% para atividades que podem ser oferecidas com o uso de tais recursos e, em momento algum, estamos chegando sequer próximos a tal limite.

Não há redução de carga horária. Pelo contrário, em regra, teremos até mais carga horária disponibilizada ao estudante, sem que ele ou ela tenha que pagar nada a mais por isso.

Importante esclarecer que, considerando as novas diretrizes do MEC, está sendo realizada uma realocação da carga horária para atender a obrigação de oferecer atividades acadêmicas ligadas à extensão e à prática profissional (no mínimo 10% da carga horária de cada curso). Todas essas atividades são coordenadas por professores(as).

Para saber como está distribuída a carga horária de cada curso, basta clicar aqui

Além disso, em todos os dias haverá atividades presenciais para os estudantes. Na realidade, o ajuste na matriz curricular visa aperfeiçoar, ainda mais, a alta qualidade de ensino da instituição, com métodos e tecnologias educacionais que organizam melhor os conteúdos, propiciam uma formação holística e capacitam os estudantes para o concorrido mercado de trabalho, tudo em estrita observância às diretrizes do MEC.

Para o desenvolvimento de certas atividades, poderemos nos valer da tecnologia e mídias digitais, já que, como sabemos, vivemos em um mundo híbrido, onde o presencial e o digital são uma constante.

Mas isso não significa que um curso presencial vai se transformar em ensino a distância (EaD), mesmo porque a nova Portaria nº 2.117/2019 do Ministério da Educação estabelece um limite máximo de 40% para atividades que podem ser oferecidas com o uso de tais recursos e, em momento algum, estamos chegando sequer próximos a tal limite.

O novo Ecossistema de Aprendizagem vem sendo discutido e estudado há quatro anos pelos coordenadores(as) e professores(as) que compõem os Núcleos Docentes Estruturantes dos Cursos, conforme prevê a Portaria Normativa nº 40/2007, do Ministério da Educação, e com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.393/1996, artigo 47). A instituição tem autonomia para alterar a grade curricular do curso e deve informar aos interessados antes de cada período letivo os programas do curso e demais componentes curriculares. Importante destacar que a nova matriz curricular, que é organizada por competências, visa ampliar repertório e visão geral de mundo do estudante, com foco no ensino que alia teoria à prática, com objetivo claro de contribuir para o aumento da empregabilidade dos alunos e alunas. Esse novo currículo é inspirado nas mais renomadas universidades que a utilizam, como Harvard, Universidade do Porto, entre outras. Todas apresentam resultados muito positivos quanto a formação de profissionais dinâmicos e preparados para a nova realidade do mundo do trabalho.

Os professores e professoras são constantemente preparados. A formação docente é uma constante e estes assuntos como a interdisciplinaridade, a introdução de metodologias ativas na sala de aula, o uso das tecnologias, a avaliação de desempenho, dentre outros, foram abordados no programa de capacitação Sala + nos últimos anos. Além disso, foram realizadas diversas reuniões entre docentes e coordenadores sobre a adaptação à nova matriz.

Não há redução de carga horária. Pelo contrário, em regra, teremos até mais carga horária disponibilizada ao estudante, sem que ele ou ela tenha que pagar nada a mais por isso.

Além disso, o que houve foi uma reorganização da grade curricular, com objetivo de unir teoria e prática. Esses conteúdos estarão presentes nas diversas Unidades Curriculares do curso e serão fundamentais para o processo de aprendizagem, que incluirão: experiências reais ou simuladas, desenvolvimento de projetos, interação com os docentes e colegas na resolução de problemas de forma crítica. Eles apenas estarão inseridos no contexto das Unidades Curriculares.

Adicionalmente, o novo currículo prevê atividades presenciais nos cinco dias da semana. Além das aulas normais, teremos também atividades práticas e de extensão, que são atividades tipicamente presenciais, sendo também mediadas por professores(as). O art. 4º da Resolução CNE/CES n. 7, de 18 de dezembro de 2018, estipula que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária da matriz curricular de todos os cursos de Graduação no Brasil, e devem passar a integrar a matriz curricular dos cursos.

Isso não se confunde com EaD, apesar da Portaria nº 2.117/2019 do MEC autorizar até 40% com uso de tecnologia. O novo ecossistema ainda prevê uma parte personalizável, em que o aluno poderá desenvolver habilidades socioemocionais, competências profissionais, além de ter o apoio de mentores durante toda a jornada e fazer cursos de curta duração, presenciais ou digitais. Tudo integra a formação e não possui custos adicionais.



Assuntos específios do curso de Direito


O que houve foi uma reorganização da grade curricular, com objetivo de unir teoria e prática. Esses conteúdos estarão presentes nas diversas Unidades Curriculares do curso e serão fundamentais para o processo de aprendizagem, que incluirão: experiências reais ou simuladas, desenvolvimento de projetos, interação com os docentes e colegas na resolução de problemas de forma crítica. Eles apenas estarão inseridos no contexto das Unidades Curriculares.

Nossa instituição, na verdade, está saindo mais uma vez na vanguarda daquilo que é o melhor para nossos estudantes. A nova versão do currículo é inspirada em concepções também aplicadas em renomadas universidades do Brasil e do mundo, que organizam seus currículos por competência, de forma integrada e utilizam metodologia similar à que vamos adotar.

É o que ocorre na Universidade de Harvard, Universidade do Porto, entre outras. Mas também no Brasil há outras instituições preocupadas e interessadas em avançar, como a Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, que se utiliza de uma metodologia de ensino chamada PBL (Problem/Project Based Learning – Aprendizado Baseado em Problemas/Projetos), implementada em 2013. Essa é uma metodologia que também está presente no princípio das Unidades Curriculares que propomos.



Outros assuntos específicos ligados ao novo currículo


Todas as opções de bolsas e financiamentos continuarão ativas, respeitando seus respectivos regulamentos e legislação.